domingo, 24 de julho de 2016

Natureza Viva

por H. Thiesen 

É maravilhoso no Ser Humano, a capacidade de criação!
Somos capazes de conceber tantas coisas que a Natureza não está programada para criar.
Essa capacidade inventiva, nos faz responsáveis pela vida, não para matar, mas para dar continuidade à ela.
Essa aptidão, nos traz responsabilidades, como espécie dominante, para ajudar as outras espécies, que convivem conosco e que, de nós depende as suas sobrevivências.
Somos a única espécie capaz de transformar a Natureza, mas nos é necessário de preservá-la, para que ela não caia em colapso e nos leve ao extermínio.
A Natureza é viva, há muito mais tempo do que nós, perto dela somos crianças no início da vida. 
A Natureza responde, com autoridade, à todas as devastações que lhe são impostas, ela tem o domínio completo e irrestrito das Leis de Ação e Reação. A Natureza reage, com competência, à todas as ofensas que lhe são dirigidas, ela é implacável. Destruindo-a, nos destruiremos, mas ela sempre dá outra chance à vida. Já foi assim! Nos dias que ela programou as extinções anteriores, nós ainda não estávamos aqui e a vida tornou a brotar, ou no mínimo, ela poupou algumas espécies!
Cabe a nossa espécie, tão capacitada para evoluir e destruir, preservar a Natureza, para que os dias da próxima extinção, não se tornem um caos, que impossibilite à vida brotar novamente!

2 comentários:

  1. Lindo....!!!
    Menina, você toca num ponto muito importante...."Somos a única espécie capaz de transformar a Natureza..."
    Somos sim, criados à imagem e semelhança do Criador e temos, por isso, responsabilidade com todas - TODAS - as criaturas de Deus.
    Somos raça superior e, por isso, devemos ser cuidadores responsáveis, pois somos o Pai na Terra....
    Está nas nossas mãos!!!!
    Belo texto! Tocante e com um belo ar de advertência!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Se houvesse maior respeito pela natureza e os governos dessem mais ouvidos à ciência, viveríamos num mundo melhor.

    Acredito que nossa segunda arca de Noé ainda esteja no desenvolvimento científico-tecnológico e que, no decorrer do milênio, ainda povoaremos o espaço, terrificando planetas ainda não habitáveis deste sistema solar e rumando em direção às estrelas. Mas para tanto será preciso sobrevivermos a este século XXI já que o nosso modelo econômico ainda é bem predatório e curvado a interesses de determinados segmentos empresariais influentes sobre a política.

    Todavia, há que se ter a consciência de que a Terra é rara, ainda que possa existir vida (ou condições para a vida) em outros mundos espalhados pela Via Láctea. Só que como não há ainda meios de conhecermos, nos transportarmos e habitarmos outros planetas, precisamos cuidar da Terra por ser a nossa única casa no momento.

    Eticamente, somos responsáveis não só pelos demais seres vivos como pelo equilíbrio do planeta. Já não deveríamos estar ocupando tão densamente os ecossistemas de maior biodiversidade e precisamos, a meu ver, nos concentra nos ambiente desérticos do globo, cuidando melhor dos oceanos cada vez mais degradados.

    ResponderExcluir