quarta-feira, 22 de junho de 2016

Enquanto os anos passam...

por H. Thiesen

Cada ano que passa, deixa um pouco dele e leva um pouco de nós. 
Na verdade o que importa, com o passar dos anos, não é o que você fez, onde você chegou, mas o que você fará e para onde irá!
Cada ano que passa e a maturidade que adquirimos com ele, no traz a certeza de que é impróprio nos comparar com os outros, mas que é melhor nos compararmos com o que podemos ser. E, que essa maturidade que adquirimos com o passar dos anos, tem mais a ver com as nossas vivências e o aprendizado que as nossas experiencias nos trouxeram, do que com o número de velinhas que apagamos. Porém, é preciso entender que o ambiente que vivemos e as circunstâncias que se apresentam possuem grande influência sobre nós, mas de qualquer forma, somos responsáveis por nós mesmos.
Os anos passam e aprendemos que ignorar os fatos não altera as suas relevâncias, que quando plantamos tristezas a felicidade é colhida em outro lugar, que temos que agradecer por não ter tudo o que queremos e que, acontecimentos sem importância são os que tornam a vida especial.
Com o passar dos anos tornamos realidade alguns sonhos, e deixamos de lado outros, alguns eram meros caprichos e desnecessários, outros importantes, mas que se faziam difíceis demais.
Com o passar dos anos cometemos erros e ao longo do caminho aprendemos que o único modo para evitá-los é adquirindo experiência. E tal experiência, nos moldará com o tempo.
Pelo caminho dos anos e anos à fio, aprendemos que a verdadeira caminhada está na memória que cultivamos no nosso íntimo e naquela que externamos, para que os outros lembrem de nós. De novo, a experiência nos ensina para que cultivemos boas lembranças e através dela façamos amizades verdadeiras, pois algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão estendida e de um ombro para chorar, que nos farão a diferença nos momentos difíceis.
Com o passar dos anos aprendemos que a vida é feita, também, de obstáculos e desilusões, no entanto é preciso prosseguir.
O passar dos anos nos ensina que se quisermos acertar, precisamos estar preparados para absorver nossos erros e que a felicidade é continuidade, uma busca incessante de grandes motivos nas pequenas coisas.
Nosso aprendizado nunca termina, a lição não finda e precisamos sempre fazer o tema de casa.
E pelos anos que passam, aprendemos que não existe uma só parte da vida que não contenha lições.
Tudo o que precisamos é ter coragem, acreditar, seguir e continuar tentando.

2 comentários:

  1. Obrigado amiga!!
    Com algumas lágrimas nos olhos, com tão bela e edificante leitura!!!
    Sem palavras adicionais!
    "Com o passar dos anos cometemos erros e ao longo do caminho aprendemos que o único modo para evitá-los é adquirindo experiência. E tal experiência, nos moldará com o tempo."
    Obrigado... ainda hoje me martirizei pelos erros cometidos... errei sim... não sabia de nada...era inexperiente...!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa análise social, o nosso processo de socialização não acaba nunca e temos que nos inserir na sociedade ou nas sociedades por onde vamos passando e com as idades que vamos tendo.
    Refiro apenas um ponto: embora muitas coisas deixem realmente de ter importância , outra há, que continuam. Porque é um traço da nossa personalidade. Quando fiz 40 anos, e mesmo a partir dos 35 deixei de tomar tudo como garantido e aprendi a pensar que "só fazia falta quem estava". No entanto, dei por mim, a lutar por quem não estava.
    Mais um excelente post. Davas uma boa Socióloga. Beijos nessa testa porque te respeito!

    ResponderExcluir