segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Livre Arbítrio

por H. Thiesen 

Hoje navegando pela Blogosfera, visitei o blog de uma amiga, De Dentro Para Fora, no qual ela postou um texto sobre Livre Arbítrio, deixei lá um comentário e nele me baseando, resolvi que deveria escrever um pouco sobre o assunto.

Nosso Pai, na sua infinita perfeição, criou-nos livres e para que pudéssemos crescer e nos destituir dos nossos tantos defeitos, deu-nos a maior de suas bençãos, o Livre-Arbítrio, a capacidade de decidir por nós mesmos e escolher os nossos caminhos. Não tivéssemos Livre Arbítrio, seríamos seres fadados ao fracasso, conduzidos roboticamente a um destino traçado e sem nenhum maior objetivo.
Com o Livre Arbítrio podemos modificar o nosso destino, podemos escolher qual o caminho a tomar, podemos errar e escolher se insistimos no erro ou aprendemos com ele, podemos ser injustiçados e decidir entre o perdão e a vingança, podemos sofrer e decidir sobre a continuidade do sofrimento ou a mudança de atitude, frente a intempéries da vida.
É nossa obrigação, traçar os nossos caminhos, fazer as nossas escolhas e dirigir as nossas vidas do jeito que acharmos melhor. É pois, dessa forma, o nosso direito insubstituível, inegável e intransferível de decidir o que achamos melhor para nós.
Somos seres imperfeitos, criados para buscar de todas as formas à perfeição, através de aprendizado constante, que nos são apresentados diante dos nossos erros e acertos, diante das coisas boas e das coisas ruins que nos acontecem, diante das facilidade e das dificuldades a que somos expostos.
O Livre Arbítrio nos dá enormes e diversas oportunidades para que façamos uso da Lei de Ação e Reação, através das escolhas que ele nos possibilita, podemos traçar o nosso futuro, levando em consideração que a nossa colheita é direta, proporcional e sucessiva ao que plantarmos.
Não podemos separar de forma nenhuma, o Livre Arbítrio da Lei de Ação e Reação, eles caminham juntos, são imparciais e nos trazem à tona os nossos merecimentos ou necessidade de aprendizado.
A contrário do que muita gente pensa, "Plante bem e colha bem, plante mal e colha mal!", em contrapartida ao que fizermos de erado, a colheita sempre será restabelecedora e nos trará o bem como recompensa, na forma de uma lição correta para os nossos erros ou na forma de um merecimento para os nossos acertos.
O Livre Arbítrio é o nosso poder insofismável de decisão, claro. É nosso poder consciente, lógico e nítido para traçar os nossos destinos. Tão claro quanto o ensinamento do nosso Divino Mestre Jesus, que nos trás a fórmula exata de como devemos agir e pensar, para fazer uso do Livre Arbítrio de forma coerente e responsável:
- Não faças aos outros, o que não queres que te façam!


5 comentários:

  1. Cada um escolhe como prefere ser feliz, não é Lena?
    Eu procuro sempre o caminho do bem, só quero colher frutos bons e doces, por isso procuro semear o bem sempre.
    Um beijo em seu coração, adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Lena querida! Obrigada por mencionares o blog! Parabéns pelo teu texto, de palavras esclarecedoras! Gostei muito! Posso pedir teu voto pra minha gatinha
    Praguinha Nenê, que está participando
    do 6º Concurso Animal Virtual e já está
    lá no blog?
    Quinta e sexta-feiras iluminadas!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lena, tudo bem com você querida?

    Quanto tempo não é mesmo? Mas seu blog é um pouso seguro onde sempre podemos encontrar palavras amigas e de conforto.

    Você se expressa divinamente bem. Tem facilidade para expor suas ideias e pensamentos de uma forma clara e sem rodeios. O essencial está aqui descrito, como a forma que a pessoa pode conduzir a sua vida. Todos tem um caminho para seguir e para pegar o rumo certo precisam de livre arbítrio. Não podem se conduzidos, apesar de muitos preferirem serem como robôs, a tomar suas próprias decisões.

    Adorei estar aqui um pouquinho amiga, e o mais importante é sempre buscar fazer o que nós temos de melhor a oferecer, para tudo ficar sempre bem!!
    Um grande beijo e um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Amiga! hoje trago novidade. Como prometi, estou lançando o primeiro sorteio no meu blog, em parceria com o blog da minha filha . “ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS” ad.brenda@hotmail.com. Haverá prêmios para o PRIMEIRO e o SEGUNDO lugar.
    PRINMEIRO LUGAR: Uma camiseta de lembrança do blog PROFESSORA LOURDES DUARTE e dois livros: MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO – Gabriel Chalita e PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPETENTE Ampliando Saberes do Professor- Antônio Tadeu Ayres. Os livros foram comprados de segunda mão, mas estão em perfeita qualidade.

    O SEGUNDO LUGAR: UMA CAMISETA DO BLOG PROFESSORA LOURDES DUARTE.

    Como todo o sorteio, tem regrinhas, passa lá e aproveite para participar , estamos lhe esperando com carinho. Página Marcadores Título: PRIMEIRO SORTEIO NO BLOG

    PROFESSORA LOURDES DUARTE professoralourdesduate.blogsport.com
    ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS Ad.brenda@hotmail.com
    Abraços uma linda noite.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rona! vim conhecer teu blog, e améi suas postagens. Já estou seguindo, convido você a conhecer o meu se gostar participe. Tem sorteio duplo no blog, desde já te faço o convite para participar. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderExcluir