terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Portas Estreitas

por H. Thiesen 

Nascemos, crescemos e aprendemos e não somos capazes de absorver as lições que encontramos pelo caminho. Passamos a viver, nos cercamos de egoísmos e orgulho. Pensamos sempre em nós e nos nossos, esquecemos que precisamos do mundo ao redor. Traçamos planos, cultivamos sonhos.
Queremos que tudo dê certo para nós. Enquanto sonhamos, não lembramos que nossos sonhos, por mais simples que sejam, exigem de nós, constância, boa vontade, insistência, coragem. Muitos dos sonhos são inalcançáveis, mas mesmo assim insistimos. E, tanto insistimos com a nossa realização e satisfação, que fechamos os olhos e a única coisa que conseguimos ver a nossa frente é a decepção, resultado do nosso desânimo, da falta de coragem, da mania de querer tudo nas mão, sem fazer esforço, da nossa falta de paciência, das nossas desistências.
Decepcionados, começamos a culpar o destino, a nos abrigar no azar, na falta de sorte, pensam os céticos. Ah, eu não mereço isso! Ajudo tanto e tantos! Pensam os orgulhosos, que fazem caridade em busca de reconhecimento. É, tem gente que tem e tem cada vez mais, só pode estar conseguindo por debaixo dos panos, eu faço e aconteço e nunca tenho nada! Assim pensa os egoístas, esquecidos que as vezes a riqueza é a pior das pobrezas, isola do mundo! Pois é, Deus não gosta de mim, definitivamente atirei pedra na cruz. Pensam os religiosos, aqueles que vão a missa, ao culto, rezam o Pai-Nosso, desfiam o rosário, envolto em pseudo-orações da boca pra fora, religiosos sem espiritualidade.
Quem de nós, nunca pensou assim?
Isso tudo são as pedras que encontramos pelo caminho e que não fazem parte dos nossos sonhos. Quando as encontramos, ficamos na encruzilhada. Mudamos o rumo e as evitamos ou, seguimos e as enfrentamos? De uma maneira ou de outra, uma coisa é certa, elas não serão as últimas. São as pedras que nos ensinam a viver e a aprender, que nos trazem a experiencia, que nos dão o prazer da vitória, que nos ensinam sobre humildade. Aprender a caminhar sobre as pedras é a receita da felicidade.
Alguém já disse um dia, larga é a porta que leva à perdição e estreita é aporta que leva a vida, mas poucos os que a encontram. 
Vivemos andando pelos caminhos espaçosos e procurando as portas largas das facilidades, mas nos esquecemos que as nossas portas são estreitas, desde o momento do nosso nascimento!

12 comentários:

  1. Amar o perdido
    deixa confundido
    este coração.

    Nada pode o olvido
    contra o sem sentido
    apelo do Não.

    As coisas tangíveis
    tornam-se insensíveis
    à palma da mão.

    Mas as coisas findas,
    muito mais que lindas,
    essas ficarão.

    Carlos D. Andrade

    Sou partidária da fé raciocinada, a que nos instiga a ir em busca do nosso crescimento.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Nem mais...Concordo plenamente! bj

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto. O tempo que o li, enchi-me de Luz!

    Obrigada!

    Abraço fraterno da Maria Lucia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando passamos por essas portas estreitas, logo vêem outras mais estreitas ainda... e as anteriores nos parecem até mais largas.

    Vim conhecer mais pensamentos da Lena e adorei!

    Beijos!
    Renata.

    ResponderExcluir
  6. Curioso, Lena, como tem gente que faz questão de se espremer e tentar passar por onde não dá! São os erros, é a ganancia, e tambem os desafios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.

    É mesmo.
    Captamos muito pouco das muitas lições que a vida nos dá.
    E do que assimilamos, grande parte fica na teoria. Com isso o que praticamos é o mínimo.

    Beijos.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  8. o caminho estreito é o caminho para nossas almas lena querida!

    um bju carinhoso em ti!

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga Lena, boa noite!!!
    Minha amiga, uma grande verdade, vivemos aprendendo e não somos capazes de absorver as lições, os terríveis e permanentes vícios do orgulho e egoísmo acabam sempre prevalecendo... talvez o correto e o verdadeiro aprendizado seria conseguir controlar estes dois grandes vícios, pois não podemos eliminá-los por completo... Fica ai, uma bela lição minha amiga, adorei!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    BEIJOS e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Estas portas são provações e expiações que ninguém pode passar por nós por elas serem pertinentes a cada pessoa. Cada qual tem sua porta estreita. Sempre grandes postagens por aqui, Leninha.
    Saudades de você em meu cantinho!!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelos blogs e em especial por esse post que bate de frente com toda nossa realidade e atualidade!!
    Que Deus lhe cubra de felicidade e sucesso!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Li em algum lugar uma frase, das pedras que me tacaram fiz meu castelo. E verdade seja dita, quem não passa por dificuldade?
    O que vamos reter disso tudo e encarar a vida depois disso é que faz a diferença, portas grandes ou pequenas, como vamos ultrapassar do outro lado é o que vale.
    Belíssimo texto.
    Obrigada pelo carinho e força que esta me dedicando, já fiquei por aqui, bj.

    ResponderExcluir