quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caminho e Vida

por H. Thiesen 

Sempre tive dúvidas se os caminhos que sigo, são realmente os meus? Foram largas passadas, longa caminhada até aqui. Sob o sol, debaixo da chuva, no início do dia e no final da noite, no claro e no escuro, as vezes andei devagar e de outras rapidamente.
Tive muitas certeza e também muitas dúvidas, dei passos em falso, muitas vezes sonhei, em outras tantas, com passos firmes, lutei, chorei e sofri! Por esse longo caminho, trilhei alegrias, tristezas, vitórias e derrotas.
Mas sempre...
A cada manhã me pergunto:
- De onde vem esta força?
Que me impulsiona todos os dias, desde quando abro os olhos pela manhã, até ser vencida pelo sono à noite? De onde vem esta força, que me faz levantar depois de cada tropeço, que me faz vibrar depois de um sonho realizado? De onde vem esta força, que me faz prosseguir quando o mundo desaba sobre as minhas costas ou desmorona ao meu lado? De onde vem esta força, que mesmo quando sofro, distraída... me pego cantando? Que força é esta, que depois que tudo desaba, me faz levantar e olhar para trás e pensar, sofri por tão pouco? Que força é esta, que no meio do sofrimento, me dá a certeza que passa? E... passa!
Já pararam para pensar? Que força é esta que no meio das tristezas é capaz de trazer felicidade, mesmo que por poucos momentos, mas sim... sorrimos e cantamos no meio dos piores pesadelos.
Não me chame de louca, me chamem de Vida, por que vida é tudo, alegria e tristeza, ganhar e perder, lutar, trabalhar e aprender. Se quiserem me chamem de Energia, por que energia é a dureza da rocha, a resistência do aço, a abundância da água, a maleabilidade do ar, a claridade da luz. Sou Vida, a mesma que existe em vocês. Sou Energia, a mesma que possibilita você existir.
Que força é esta, que mesmo quando tudo e todos faltam, é capaz de me fazer viver sozinha os momentos mais felizes?
E esta força me faz perguntar todos os dias:
- Será que os caminhos que sigo são meus?
Até que um dia eu entendi.
Sim, é claro que são, pois nós somos os nossos caminhos e não adianta procurá-los, por que estão dentro de nós. Entendi que cada um é uma estrada e por esta estrada levamos pessoas, nela enxugamos lágrimas e afastamos espinhos, as nossas e a dos outros. Daí é que vem esta força, é a Vida e a Energia!
Somente entendi o meu caminho, quando me dei conta do que é esta força, que me move por ele.
Meu caminho me leva à somente um lugar e o ornamento desta estrada, flores ou espinhos, depende de mim, depende do que eu faço. O destino deste caminho, sou eu! Eu sou o caminho, o destino e o peregrino!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Amor ou paixão: Bate coração!

por H. Thiesen 

Tanto nos perguntamos se há realmente diferença entre amor e paixão? São eles parte um do outro, ou apenas caminham lado à lado?
Ah... A paixão! Uma fera interna, selvagem, sem freios e sem limites, que pode nos levar para lugares indescritíveis, experiências incríveis, que nos leva para o alto e ao desconhecido, mas é capaz de nos arremessar tão longe e com tanta força, que sequer abrimos os olhos e temos consciência da queda.
O amor? 
O amor pelo contrário, nos faz transitar por terreno conhecido, sem passos em falso e por caminhos cheios de emoção e com a certeza de que tudo dará certo, mesmo que os resultados da caminhada não sejam os esperados, porque ele nos deu entendimento.
O amor é uma força que purifica, dá segurança de uma forma ímpar, que muitas vezes julgamos perdida. 
O amor sacia, é como um porto seguro onde aportamos e descansamos, cansados da briga diária. 
O amor não tem fórmula certa. Se constrói com o tempo, se adapta as diferenças de cada um e desfaz mitos. É um sentimento que perdura. A válvula motora que impulsiona eternamente o homem.
A paixão, inicialmente parece ser mais intensa e, nos faz busca no outro o que não temos ou perdemos, na maioria das vezes, reflete as nossas imperfeições, fazendo-as fluir e se externarem. Mas, afinal, não são os dois sentimentos partes desse mesmo "ser" que se chama "humano"? 
Sim é claro! Mas possuem as suas diferenças!
A paixão pode ir embora tão rápido quanto chega e acontece várias vezes na vida. Pode acontecer por um olhar, por um desejo ou por qualquer coisa capaz de dar prazer e de nos levar ao céu por pequenos instantes, até mesmo um hobbie novo que não conseguimos largar. Isso mesmo! A paixão não é apenas carnal, aquele que brota das entranhas clamando pelo sexo como necessidade, é também um sentimento que clama para conseguirmos o que almejamos e para conquistarmos objetivos. Afinal, ninguém é de ferro, para viver sem conquistas! Mas a paixão é egoísta, nos faz desejar muito mais do que podemos, ela pode nos fazer cometer loucuras!
O amor é o sentimento que dosa tudo isso! Se nos amamos, manteremos os pés nos chão e passamos a conquistar com lucidez, evidenciando o que temos de melhor. O amor nos dá apoio, quando os buracos das crises, que emanam das nossas paixões, não conseguem se fechar. Consequentemente, o amor nos leva à razão!
Com o amor temos tranquilidade e sabedoria, a falta dele a nos impulsionar, pode nos levar a uma franca derrocada dos nossos objetivos.
Basicamente, na vida somos impelidos por grandes amores e pequenas paixões! Justo é que os grandes se sobreponham aos pequenos!