domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia Internacional do Amor

por: Lena Lopez
 
Hoje é o Dia Internacional do Amor, aquele sentimento sublime que tanto falamos e que pouco entendemos, mas tentamos nos convencer do contrário.
Amar, não algo bem fácil, que aprendemos de um dia para o outro, que aprendemos na escola e nem mesmo é algo que encontramos na esquina, que podemos reconhecer com facilidade, que compramos ou vendemos em supermercados, por que realmente é dificil para nós decifrar a verdadeiro face do amor.
Amar, não é nada carnal e mundano. Ter coleguismo, amizade, família, ser parte de um casal,  uma forma de aprender a amar.
Depois do último cataclisma, que submergiu e emergiu continentes, que tranformou o Planeta  numa Terra parecida com a que conhecemos agora e os primeiros embriões de civilização apareciam, sobre o solo árido do Oriente, a Humanidade caminha em busca do amor e por esta estrada com milhares de anos de construção, vem aos poucos aprendendo a amar.
Estiveram neste Mundo, Avatares que se permitiram nos ensinar a amar, cada um em sua época, cada um com a sua missão. Um acresceu as lições do outro ensinamentos para que fossemos conduzidos em direção a esse amor sublime. Aqui esteve Moisés que nos trouxe mandamentos, capazes de nos orientar, Buda que nos deixou um legado de paciência e tolerância, Maomé que trouxe-nos a mesagem de generosidade, Gandhi que nos ensinou a lutar sem fazer uso de armas, Irmã Tereza de Calcutá que mostrou-nos realmente o significado do amor e da resignação e entre outros, Jesus, o maior de todos, que nos trouxe a maneira mais fácil para aprender amar: Amai o próximo, como a ti mesmo. Simples!
Amai-vos, nos disse Ele! Mas amai-vos todos, não o pai ou a mãe, o amigo, o filho ou a filha, nem mesmo o esposo e a esposa, pois seria ensinar um amor limitado, um amor enlaçado em afinidades ou um amor carnal.
Hoje é o Dia Internacional do Amor, façamos um dia de reflexão e tentemos descobrir o quanto somos capazes de amar. Eu tenho certeza, ainda estamos muito longe de entender esse amor tão sublime, mas por esses milhares de anos que estamos sobre a Crosta deste Mundo, já aprendemos muito.
Começamos como quase animais, onde alei do mais forte imperava. Passamos pela lei do olho por olho! Andamos enredados, tirando as diferenças em duelos! Pisamos as terras arrasadas das guerras! Mas hoje já sabemos o que é paz! É claro, existem violências aqui e ali, mas antes, eram bem mais!
Eu sei, me dirão: Não, a violência está aí!
Eu sei que está, mas antes nós éramos bem menos, a notícia custava a chegar, levava dias, quem sabe uns meses e até alguns anos e aí? A violência aumentou ou a notícia que chega mais rápido? Segundo, minutos, se demorar, apenas algumas horas! Sim a violência está por aí, mas se olharmos, veremos que somos bilhões de habitantes e desses, quantos são violentos? Ante todos nós abusávamos da violência, bastava alguém puxar o fio do bigode e não cumprir com o acordo!
Queiram ou não, nós evoluimos. Aprendemos um pouco a amar.
Está longe, talvez muito longe, mas chegará o dia que saberemos realmente amar!