terça-feira, 29 de abril de 2014

Igualdade e Desigualdade Social



por H. Thiesen

Na sociedade primitiva pré-histórica, não havia separação por classes sociais, os produtos da coleta de alimentos, bem como, da caça e da pesca, eram partilhados com igualdade, entre todos os indivíduos dos clãs ou das tribos. Mais tarde com o advento do pastoreio, isso também podia ser verificado.
Dez mil anos atrás, com o surgimento da agricultura e com a fixação do homem às áreas mais férteis do planeta, permitindo o aparecimento do excesso de produtos – que chamamos de riqueza – e estabelecendo a troca, como a primeira forma de comércio, entre as diversas comunidades já existentes, originaram-se, rudimentarmente, os sinais da desigualdade social no âmago da sociedade antiga. Neste sistema precário de sociedade e comercio, já havia quem possuísse mais e quem possuísse menos ou até quem nada  possuísse, contribuindo de um jeito efetivo no surgimento de ricos e pobres, senhores e escravos, castas e demais divisões sociais. Rompendo-se o padrão original da civilização, porém como um produto da circunstância e não uma escolha consciente.
Nesta  fase  surgem os embriões das  grandes religiões da Antiguidade, contendo as proposta de celebração do amor ao próximo, junto a informação quanto à origem espiritual do Homem, noções que passavam despercebidas pela grande maioria dos indivíduos, atraídos pelo culto externo à Natureza, levados a ver as religiões como uma forma de solução especial para as questões materiais. Velavam-se cultos para pedido de prosperidade, fertilidade, riqueza, virilidade, vitória nas batalhas e outras formas de materialidade, mas esqueciam-se das aspirações espirituais, como amor, paz e fraternidade. 
A igualdade de tratamento é muito forte no íntimo do Ser Humano, pois ela provém da sua origem espiritual e faz ver como inaceitável toda desigualdade convencionada, ainda que estabelecida e consumada pelas leis humanas. Mesmo que, na tua totalidade, as religiões sempre conviveram com as desigualdades e em certos períodos da história, chegaram a legitimá-la como instrumento da autoridade divina, que representavam.
No entanto, sempre surgiam, no seio religioso ou fora dele, quem não aceitava tal situação e por seus exemplos e opiniões se colocava contra ela. Em nossa tradição ocidental-cristã, muitos foram os pensadores não religiosos, há cerca de 300 anos, a se pronunciarem contra a escravidão, citando-a com um sistema absurdo e desumano de convivência, a ser banido na sua totalidade, o que somente ocorreu, em meados do século XX, quando algumas nações, ainda reticentes, adotaram a proibição nos seus códigos de leis.
Atualmente, em meio à globalização e as facilidades de comunicação, que trazem uma melhor fiscalização às injustiças e desigualdades, apesar de ainda não sermos capazes de extirpa-las, vivemos uma busca mais apurada dos valores espirituais, o que constitui um vigoroso impulso para a Humanidade, com vistas ao estabelecimento de uma sociedade mais digna e com título de civilizada, na qual direitos e oportunidades sejam igualmente assegurados a todos e se possam observar somente as diferenças de méritos pessoais. Seguramente, isso ocorrerá quando reconhecer-se a fraternidade como o melhor sistema de relacionamento e houver a certeza quanto à nossa condição de seres espirituais que, ora no corpo e ora fora dele, peregrinamos em busca de conquistas de evolução, nos termos do amor e da sabedoria a se incorporarem persistentemente à nossa individualidade imortal.

Livro dos Espíritos – Questão 812-a
Será possível que todos se entendam?
- Os homens se entenderão quando praticarem a lei de justiça.

Fonte de Pesquisa: www.boletimsei.org.br

2 comentários:

  1. Que legal Lena, gostei muito, a Igualdade, o amor, a fraternidade, a liberdade, a solidariedade, a justiça social e a paz é um movimento necessário para a evolução humana, não desistir nunca desta possibilidade é meta de milhares de pessoas como vc, estou nesta também...abs

    ResponderExcluir
  2. Leninha,

    Mudei definitivamente de espaço e se desejar me fazer uma visita estou em

    www.euflordealfazema.com

    Adorarei lhe receber por lá!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir